Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal da criança, oferecendo o tratamento adequado a cada faixa etária.

 

O odontopediatra acompanha o crescimento da criança, ajudando a criar e manter bons hábitos e desmistificando a ideia de que o dentista é algo assustador. Contribuindo assim, para a formação de adultos mais conscientes.

 

Ele é o responsável não só pela higiene bucal das crianças e adolescentes, mas também das gestantes, pois é aconselhável que as mães procurem o dentista o quanto antes, para se informarem sobre os cuidados que devem ter desde o nascimento do bebê. Orientações sobre tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, dieta cariogênica, aplicação de flúor, entre outras, são essenciais para evitar cáries. 

Além disso, é importante dedicar atenção especial e usar da psicologia adequada no atendimento das crianças para evitar que a consulta vire algo traumático. Para colaborar com isso, o ambiente também deve ser descontraído e atrativo fazendo a criança se sentir mais confortável. 

 

© 2017 por Diginews Tecnologia