Dúvidas e dicas sobre clareamento dental

Você sabe qual são os tipos de clareamento e como funcionam?

Abaixo vamos falar um pouquinho mais sobre esse procedimento que é um dos mais procurados no nosso consultório.



Qual a diferença entre o clareamento de consultório e o caseiro?

O clareamento de consultório é também conhecida como a técnica imediata, onde o gel clareador (peróxido de hidrogênio 38%) é utilizado em altas concentrações com aplicação direta nos dentes naturais. Normalmente, para a ativação desse gel, uma fonte de luz como o LED é indicada para a aceleração dessa reação. Essa técnica normalmente é feita em 2 a 3 consultas.

Já o clareamento caseiro é a técnica em que uma moldeira individual de silicone é confeccionada a partir de um molde de cada arcada dentária. A moldeira é preenchida com o gel clareador (peróxido de carbamida 16 ou 22% ou peróxido de hidrogênio 3.5, 7 ou 10%) e levada a boca para ser usada diariamente por um período que varia de acordo com a concentração do gel prescrito. O tratamento dura de 3 a 4 semanas.

Qual a melhor técnica?

Ambas as técnicas atingem ótimos resultados. A maior diferença é que o clareamento de consultório chega mais rapidamente a esses resultados. Além disso, a associação das duas técnicas vem sido muito utilizada com êxito em casos de pacientes mais resistentes ao clareamento.

Quais alimentos e bebidas devem ser evitados?

Para que haja uma real melhora na coloração dos dentes, é necessária uma mudança de hábitos. Por exemplo, bebidas com alto teor de pigmentação como refrigerantes, café, vinho, mate, chá e alimentos com corantes devem ser evitados. Além disso, para fumantes, é recomendada uma diminuição no número de cigarros utilizados diariamente.

O dente clareado fica enfraquecido?

Não. O que pode ocorrer é uma perda mineral que será revertida pela ação da saliva.

Restaurações de resina e coroas serão clareadas?

Não. O produto clareador atua somente em estruturas dentárias.

O clareamento pode causar sensibilidade?

Depende muito de cada paciente. Mas caso esse problema ocorra, pode ser solucionado através do uso de produtos dessensibilizantes durante o tratamento.


#clareamentodentário #estética